Ser mulher e ser mãe: onde eu fico nessa equação?
- Dra Tamara Cristine dos Santos Altivo
- 13 de mar.
- 2 min de leitura

Ao longo dos anos atendendo mães, vejo o quanto a maternidade transforma não somente o corpo, mas também a identidade da mulher. Muitas chegam com dúvidas, medos e uma sensação de terem "perdido" a si mesmas no meio de tantas demandas. Antes da maternidade, elas tinham sonhos, projetos e uma rotina que, de repente, precisa se ajustar a um novo papel: o de mãe.
E então, surge uma pergunta comum: onde eu fico nessa equação?
A vida da mãe nunca mais será a mesma, mas a vida não acabou!
Essa é a primeira reflexão que faço com muitas mães: a vida mudou, mas não acabou. A maternidade transforma, traz desafios e exige adaptações da mãe, mas isso não significa que seus sonhos e sua individualidade deixaram de existir.
É preciso olhar para dentro e perceber que, sim, muita coisa mudou. E talvez a alegria que você encontrava antes precise ser buscada de outra forma agora. Talvez alguns objetivos precisem de um novo ritmo, um novo formato – ou até um stand by por um tempo.
E tudo bem! Colocar um sonho em pausa agora não significa desistir dele. Pode ser que, no futuro, você volte a realizá-lo com ainda mais intensidade e maturidade.
Equilibrando os papéis sem se perder no processo
O que percebo nos atendimentos é que muitas mulheres se cobram para "dar conta de tudo" e acabam se sentindo esgotadas. Elas querem ser mães presentes, mas também sentem falta de quem eram antes.
Algumas dizem que já não se reconhecem no espelho. Outras compartilham a culpa por querer um tempo só para elas, mesmo que seja para algo simples, como tomar um café com calma ou voltar a praticar uma atividade que amavam.
Por isso, faço algumas perguntas que ajudam nesse processo de redescoberta:
✔ O que fazia você feliz antes da maternidade? Ainda faz sentido para você? Como pode incluir isso na sua rotina, mesmo que em pequenas doses?
✔ Quais são suas reais prioridades hoje? Você está vivendo para atender expectativas externas ou aquilo que realmente importa para você?
✔ Você está se cuidando? Muitas mães colocam suas necessidades sempre em último lugar, mas cuidar da mente e do corpo é essencial para ter energia para cuidar do bebê.
Mãe, você não precisa dar conta de tudo sozinha!
Um ponto que sempre reforço é que pedir ajuda não te faz menos mãe. E tirar um tempo para si não significa que você ama menos seu bebê. Pelo contrário, quanto mais equilibrada você estiver, melhor será sua relação com ele.
A maternidade pode mudar tudo, mas também pode te ensinar novas formas de enxergar a vida, novos sonhos e novos significados para felicidade.
E você, como tem lidado com essa equação? Vamos conversar sobre isso! ⬇️✨
コメント